top of page

BEM-VINDO Á MOOCA, BELLO !

HISTÓRIA_DA_MOOCA.png

Imagem: Fábrica Crespi. Fonte: Portal da Mooca.

O bairro da Mooca fica no município de São Paulo, ocupando uma faixa entre a Avenida Alcântara Machado, Rua Taquari, Avenida Paes de Barros, Rua Fernando Falcão e a Rua Siqueira Bueno. A Mooca tem como característica os moradores italianos, onde seus descentes não abandonaram o local.

Um nome bem ligado a Mooca é o nome de
Rodolfo Crespi, dono da empresa que chegou a ser a maior tecelagem de São Paulo, o Cotonifício Crespi, além de outras grandes empresas que tinham suas fábricas ligadas com o bairro da Mooca, como por exemplo, a cervejaria Bavária e a companhia Antártica paulista.

A palavra “Mooca” surgiu no século XVI pelos indígenas, quando os primeiros moradores  começaram a construir casas. Os índios, curiosos diziam “Mooca" (moo= faz, oca= casa).

O bairro foi um dos principais cenários da atividade política e revolucionária no Brasil, decorrente de sua natureza industrial, onde os trabalhadores eram proletariados e imigrantes, vindo de países com um pensamento socialista.
É possível encontrar diversos casarões antigos, com fachadas em vários estilos, adornadas de baixos relevos objetos de admiração e estudo de novos arquitetos, um desses casarões é aonde se encontra nos dias de hoje o mercado Extra na Av. Paes de Barros e que era uma das propriedades de Rodolfo Crespi.
Atualmente a Mooca contém 7 quilômetros quadrados de área e mais de 63.000 habitantes e vem mudando sua aparência, transformando o que eram fábricas e indústrias em casas e prédios.

1444162290841.jpg

Imagem: Rua do Oratório. Fonte: Estadão.

Captura de Tela (20)_edited.jpg
LOGO-COLORIDO-lado-site.png

Rua Siqueira Bueno, 2045 - Mooca, São Paulo

bottom of page